MOQUECA DE OVOS

Ingredientes:

6 ovos grandes
1 colher de sopa de azeite de dendê
3 dentes grandes de alho espremidos
1 cebola média fatiada em rodelas finas
1 pimentão verde médio fatiado em rodelas finas
½ pimentão vermelho médio fatiado em rodelas finas
3 tomates médios fatiados em rodelas finas
3 colheres de chá rasas de sal rosa ou marinho
3 pitadas de pimenta do reino
2 colheres de chá rasas de colorau (opcional)
4 colheres de sopa rasas de folhas de coentro picadas
4 colheres de sopa de azeite dendê
2 xícaras de chá de água
sal rosa ou marinho para polvilhar os ovos
Pirão

½ xícara de café de farinha de mandioca seca, NÃO TORRADA
1 xícara de café de água (80ml) para molhar a farinha de mandioca
1 xícara de café de bbv (opcional)
Preparo: numa frigideira funda refogue o alho no azeite de dendê até dourar. Acrescente a cebola e o pimentão, refogando até a cebola murchar um pouco. Adicione o tomate e refogue até começar a desmanchar. Acrescente o sal, a pimenta do reino, o colorau e o coentro, e mexa bem; ponha então as outras 4 colheres de sopa de azeite dendê e as 2 xícaras de água. Misture e prove o sal. Deixe cozinhar 2 minutos, mexendo de vez em quando.

Acrescente os ovos colocando um no centro da frigideira e cinco ao redor dele; polvilhe-os com sal. Cubra com uma tampa de panela e abaixe o fogo quando começar a ferver. Vez por outra, ponha colheradas de molho fervendo sobre os ovos para que as gemas cozinhem mais rápido*. Quando as gemas estiverem cozidas**, apague o fogo, retire os ovos um a um com uma escumadeira e ponha-os num prato. Remova o excesso de tempero que fica pregado nos ovos e retorne este tempero à panela. Cubra os ovos com uma tampa grande de panela para não esfriarem. E vá fazer o pirão.

Pirão: numa tigelinha, coloque a farinha de mandioca e a água; misture bem e acrescente ao molho que ficou na panela. Misture. Acenda o fogo e deixe ferver até engrossar e cozinhar (aproximadamente 2 minutos), mexendo sempre com uma colher de pau até obter um pirão mole. Para servir, coloque o pirão em 3 pratos fundos e ponha dois ovos por cima de cada porção de pirão. Pode colocar uma colher de sopa ao lado de cada prato, pois moqueca de ovo come-se mesmo é com colher! Ofereça também molho de pimenta para os mais aficcionados!

*Como as gemas cozinham mais lentamente que as claras (sua coagulação pelo calor faz-se em temperatura mais alta que a das claras), acelera-se o seu cozimento colocando o molho fervente diretamente sobre elas.

**Se preferir, deixe as gemas moles e retire os ovos antes de elas endurecerem.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*