AVEIA – FARINHA

Benefícios da Farinha de Aveia
– Prolonga a Saciedade
A aveia é um dos alimentos com maior poder de saciedade que temos à nossa disposição. Duas colheres de aveia ao acordar podem não somente reduzir a fome no café da manhã como também ajudar a controlar o apetite ao longo do dia.
– É fonte de gorduras boas
Com somente 8 gramas de gordura por porção de 100 g do alimento, a farinha de aveia é uma excelente fonte de gordura do tipo poli-insaturada e monoinsaturada- aquelas que trazem benefícios à saúde e ajudam a combater as inflamações.
– Colabora para a perda de peso
Mais um dos benefícios da farinha de aveia é a ajuda para emagrecer, pois as fibras aumentam a saciedade e melhoram a sinalização do mecanismo da fome no cérebro. Ao entrar em contato com líquido no estômago, a aveia preenche o órgão, que por sua vez avisa ao cérebro que não é necessário o consumo de mais calorias, uma vez que ele já está cheio.
O triptofano é outro nutriente presente na aveia que pode auxiliá-lo na luta contra a balança. Precursor da serotonina, o triptofano garante uma melhora no humor e evita aquela vontade de comer doce que costuma aparecer exatamente quando você está tentando perder peso.
A baixa quantidade de calorias da farinha de aveia também garante que você se sinta satisfeito sem precisar consumir uma grande refeição calórica. Com 37 calorias por colher (10g), a farinha de aveia garante uma série de nutrientes com pouco valor energético. Acrescente 1 colher da farinha a 1 copo de iogurte desnatado e você terá um saboroso lanchinho da tarde com pouco mais de 100 calorias.
E por último a aveia, pode auxiliar no emagrecimento através da ação das betaglucanas, as fibras que inibem a absorção de gordura e facilitam a sua excreção pelo intestino.
– Diminui o Colesterol
Desde a década de 60 inúmeros estudos têm sido desenvolvidos para provar os efeitos das fibras sobre as taxas de colesterol, e praticamente todos têm obtido resultados positivos. De acordo com boa parte deles, o consumo diário de somente 3 gramas de aveia já é suficiente para baixar o colesterol ruim (LDL) em 8-23%.
Essa propriedade da farinha de aveia se deve à presença da betaglucana, fibra que forma uma espécie de gel ao entrar em contato com água e que dessa maneira se liga mais facilmente aos sais biliares ao chegar no intestino, facilitando sua eliminação. E como os ácidos biliares são produzidos a partir do colesterol, isso significa que o consumo de aveia ajuda a diminuir a absorção de colesterol obtido a partir da alimentação.
– Controla o açúcar do sangue e evita a diabetes
A aveia é considerada um dos melhores alimentos para prevenir o diabetes, pois possui ação comprovada no controle das taxas de açúcar no sangue.
As fibras solúveis são responsáveis por muitos benefícios da farinha de aveia ao retardar a digestão do amido presente no cereal, o que leva a uma liberação mais lenta de glicose na corrente sanguínea. Isso evita os temidos picos de glicose, que afetam a liberação de insulina e podem causar resistência ao hormônio.
– Combate a depressão
Além do triptofano, a aveia contém magnésio e vitaminas do complexo B, que em conjunto favorecem a produção de neurotransmissores no cérebro. Serotonina, dopamina, noradrenalina são alguns desses mensageiros químicos responsáveis pela sensação de bem estar, e cuja produção pode ser estimulada pelo consumo regular de farinha de aveia.
– É um dos melhores alimentos para o coração
Novamente ela, a betaglucana, que ajuda a diminuir os níveis de LDL, é responsável por um dos benefícios da farinha de aveia. A diminuição de somente 1% dos níveis de colesterol já é suficiente para diminuir em 2% os riscos de doenças cardíacas. Níveis altos de colesterol na circulação sanguínea estão associados a um maior risco de obstrução das artérias, condição que pode causar infarto e levar à formação de coágulos sanguíneos em qualquer parte do corpo.
Outro benefício da farinha de aveia para o coração se dá pela presença das lignanas e avenantramidas, antioxidantes de origem vegetal que impedem a oxidação do LDL e combatem inflamações, ajudando assim a evitar doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer.
Em um estudo feito pela Universidade de Harvard com 21.000 participantes homens que consumiam o equivalente a uma xícara de aveia todos os dias, estes apresentaram um risco 29% menor de desenvolver problemas cardíacos.
– Diminui a vontade de comer doces
Além do triptofano, que estimula a produção de neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar, a farinha de aveia também contém cromo, um mineral que pode auxiliar a conter a vontade de comer doces.
Acredita-se que esse efeito do cromo sobre a vontade de comer doces aconteça pela atuação do mineral sobre o metabolismo de glicose nas células, o que evitaria picos de insulina e ajudaria a manter a saciedade por mais tempo.
– É uma grande aliada do sistema imunológico
E não param na perda de peso os benefícios da farinha de aveia – além de ser coadjuvante para o emagrecimento e ser uma grande protetora do coração, a betaglucana também fortalece o sistema imunológico.
Estudos em laboratório demonstraram que a betaglucana foi responsável por um aumento significativo na resposta do sistema imune à infecção causada por bactérias. Não somente a fibra acelerou a chegada dos neutrófilos (células de defesa do organismo) ao local da infecção, como também aumentou seu potencial de eliminar os agentes invasores.
– Melhora o funcionamento do sistema digestivo
Duas colheres de farinha de aveia por dia já são suficientes para melhorar o funcionamento de todo o trato digestivo, sobretudo se forem acompanhadas de bastante líquido. Uma vez que as fibras da farinha de aveia aumentam o volume da massa a ser absorvida, sua passagem pelo intestino auxilia na remoção de resíduos alimentares que não foram digeridos e eliminados.
Além de combater a constipação e regularizar o funcionamento do intestino, essa propriedade da farinha da aveia também a torna um ótimo alimento para prevenir o câncer de intestino.

Como Fazer
Tudo o que você necessita para fazer a farinha de aveia em casa é de um pouco de aveia em flocos. Basta levar a aveia para o liquidificador (ou processador) e deixar triturar até que a mistura vire um pó.
Você pode guardá-la em um recipiente fechado observando a mesma data de validade original da embalagem da aveia em flocos.

Como Usar
Versátil, a farinha de aveia pode ser utilizada no preparo dos mais diversos pratos, doces ou salgados. Para opções mais práticas no dia a dia basta acrescentar uma colher da farinha sobre frutas picadas, na vitamina ou suco de frutas, no iogurte e até mesmo sobre a salada.
Já para o preparo de receitas você pode substituir total ou parcialmente a farinha de trigo pela de aveia sem prejudicar o sabor da receita. Aliás, muito pelo contrário, afinal você estará acrescentando uma série de nutrientes ao seu preparo.
Como a aveia contém pouco glúten (na verdade a aveia não contém glúten na natureza, mas acaba sendo “contaminada” com a proteína durante o processamento em locais que também comercializam a farinha de trigo), o pão feito somente com ela poderá não ficar tão macio, já que o glúten é fundamental para a distensão da massa. Por esse motivo, no caso de bolos, pães e biscoitos, se a receita pede, por exemplo, 3 xícaras de farinha de trigo, você pode utilizar 1 de farinha de aveia e duas de trigo.
Agora, se você está mais preocupado com a saúde do que com o paladar, você pode optar por um bolo, pão ou torta 100% integral, utilizando somente a farinha de aveia.

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