AMARANTO

O amaranto não contém glúten. Essa é uma excelente opção para os celíacos, ou aquelas pessoas que apresentam intolerância a ele. A utilização da semente de amaranto aumenta o valor nutricional das receitas, sem agregar as inconveniências do glúten;

O amaranto faz bem ao coração. Os estudos realizados até o momento mostram que o amaranto é rico em fitoesterois e tem ótimo potencial para reduzir o colesterol ruim;

É uma fonte de lisina, um aminoácido extremamente importante. O teor de proteína do amaranto se compara ao do leite, porém, é muito mais facilmente digerido. Também apresenta albumina e globulinas (proteínas primárias), que quando comparadas às prolaminas do trigo, apresentam-se muito mais solúveis e digeríveis;

Além de suas propriedades nutricionais, as sementes de amaranto contêm compostos fitoquímicos, entre eles a rutina, o nicotiflorin e peptídeos, que ajudam a reduzir a hipertensão, e estão sendo estudados em relação à sua possível aplicação nos tratamentos de câncer; porém, esses estudos ainda exigirão muito tempo e pesquisa para confirmar estes benefícios do amaranto;

Por se tratar de um alimento funcional, testes realizados com o óleo de amaranto relataram a ajuda na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, tais como colesterol alto (hiperlipidemia), hipertensão, diabetes e obesidade;

Reduz inchaços, por sua propriedade adstringente;

Ajuda a emagrecer. Isso se deve ao seu alto teor de fibras, responsáveis pela saciedade, além do mais, as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, absorvendo parte da gordura, e conduzindo-a para fora do organismo; porém, o amaranto não deve ser a principal fonte de alimentação em nenhuma dieta.

Auxiliar no ganho de massa muscular.

Amaranto e massa muscular

Não sendo ainda suficientemente divulgado, porém, já ganhando espaço entre os praticantes de exercícios pesados, há alguns importantes benefícios do amaranto no pós treino, promovendo regeneração da musculatura, que costuma ficar dolorida algumas horas após o treinamento.
Nosso organismo não produz aminoácidos essenciais, por essa razão, temos que adicioná-los à nossa dieta através de alguns alimentos e/ou suplementos.
Uma fonte natural e saudável para trazer esses aminoácidos é o amaranto, que também é rico em proteínas, o que o torna um grande aliado no ganho de massa muscular.
As sementes de amaranto poderão ser usadas em substituição ou complementação ao whey protein, albumina do ovo e proteína vegetal da soja.
Portanto, entre os benefícios do amaranto, seguramente, esse é de grande interesse aos praticantes de esporte.

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